segunda-feira, 9 de junho de 2008

Você conhece os 3 Rs?

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor da vida!
Esse número varia bastante, mas, em média, cada pessoa produz 180 quilos de lixo em um ano. Você pode reduzir bastante esse número com algumas atitudes simples no seu dia-a-dia:

- a gula é um pecado, viu! Portanto, coloque no prato só o que irá comer!
- compre produtos com embalagens retornáveis, que são reaproveitadas.
- aproveite os dois lados da folha de papel: um texto que você imprimiu e saiu errado pode virar um belo rascunho.
- sabe aquelas roupas, brinquedos, livros, e tantas outras coisas que você não usa mais e ficam lá "encalhadas''? Elas podem ser bastante úteis para pessoas carentes, sabia? E então, o que você está esperando? Vá fazer uma faxina geral no seu armário e doe tanto quanto puder!
- aproveite garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos, etc...- aquela sacolinha do supermercado pode virar um ótimo saquinho de lixo.
A reciclagem completa o ciclo dos "erres". A reciclagem é o processo em que o lixo “velho” passa para se transformar em lixo ‘‘novo’’, exemplo: quando a lata de refrigerante que você tomou é derretida e transformada em uma lata nova, é a reciclagem! A reciclagem é um processo que economiza energia e matéria prima.
Pode reciclar: papéis, plásticos, metais e vidros. Mas na verdade, não são as pessoas que reciclam, é a indústria...
Então eu não posso fazer nada para ajudar na reciclagem?

É claro que pode! O que você pode fazer é preciclar, significa que você pode ajudar no trabalho da coleta seletiva para selecionar o lixo reciclável e separar pelo menos o lixo seco do lixo orgânico! O lixo orgânico vai para a compostagem e o seco para a reciclagem! Só tome cuidado para colocar o lixo errado na lata errada...
Fonte:http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/erres.htm

Nenhum comentário: