segunda-feira, 9 de junho de 2008

Destino do lixo



Lixão
O lixão é apenas a disposição do lixo a céu aberto em terrenos baldios onde fica exposto sem nenhum tratamento e sem nenhum critério sanitário de proteção ao ambiente, provocando proliferação de moscas, mosquitos, baratas e ratos, e ainda é aproveitado pelos "catadores de lixo" que correm o risco de contrair doenças.Outro problema é o "chorume", líquido que escorre do lixo que está em decomposição e que pode contaminar lençóis freáticos.
Os gases também produzidos pela decomposição do lixo poluem o ar e são vetores de doenças.


Aterro controlado
Um aterro controlado é um local onde o lixo é colocado em local controlado, onde os resíduos sólidos recebem uma cobertura de solos ao final de cada jornada. Como não possuem impermeabilização dos solos nem sistema de coleta de chorume e gases, é muito comum nesses locais a contaminação de águas subterrâneas.
Aterro sanitário
O chamado aterro sanitário não é um processo de tratamento. Consiste na decomposição de camadas de lixo alternadas com camadas de argila auxiliando na impermeabilização e que possui sistemas de drenagem para o chorume.Na atualidade o Aterro Sanitário Sítio São João, em São Paulo, parece ser o melhor do Brasil, pois nele foram consideradas as melhores tecnologias, inclusive uma das principais, relativa à proteção total dos mananciais hídricos vizinhos ao aterro.Além do sistema de drenagem para o chorume, é necessário também um sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões
Incineração
A incineração é um processo em que o lixo é queimadoem fornos de alta temperatura, causando uma relativa redução novolume do lixo, além de destruir a maioria do material orgânico e doscontaminantes que causam problemas nos aterros. Além de calor, a incineração gera dióxido de carbono, óxidos deenxofre e nitrogênio, dioxinas e outros verdadeiros venenos gasosos, cinzasvoláteis e resíduos sólidos que não se queimam e que concentramsubstâncias tóxicas com potencial de contaminação do Meio Ambiente.As dioxinas são consideradas uma das substâncias mais tóxicas presentes no ambiente. Além de serem de difícil destruição, elas podemcausar sérios efeitos à saúde humana. As cinzas resultantes podem também ser usadas na indústria defertilizantes.
Usinas de compostagem
No processo de compostagem, o material orgânico do lixo sofre um tratamento biológico do qual resulta o chamado "composto", material utilizado na fertilização (como adubo na agricultura) e recondicionamento do solo ou em ração para animais

Nenhum comentário: